Universo Pecuária aborda a sustentabilidade da produção e a valorização da carne brasileira
Cuide do planeta, coma carne. Essa frase, que integra os materiais de divulgação do Universo Pecuária 2024, retrata a importância e a responsabilidade do setor pecuarista desde a produção até o consumidor final, e é o mote da feira desde a primeira edição. No trajeto entre essas duas pontas, há um processo baseado em pesquisas científicas, melhoramento genético e práticas sustentáveis que fortalece a conservação ambiental e diminui a emissão de carbono.
A ampliação das boas práticas e o aprofundamento da pesquisa contribuem para a mudança da percepção do consumidor a respeito da pecuária e reflete na escolha do produto nas gôndolas dos supermercados. Todo esse ciclo, que resume em poucas linhas o Universo Pecuária, transformou-o em um movimento que divulga os serviços ambientais das pecuárias gaúcha e brasileira.
Para Marcela Santana, coordenadora-executiva do UP, a pecuária não é somente carne. É um dos principais caminhos para reforçar a conservação ambiental dentro das práticas do agronegócio. “Queremos ressaltar a pecuária sustentável tanto no molde conservacionista, quanto no modelo extensivo. Porque apesar de ser vista como prejudicial ao meio ambiente, sabemos que traz benefícios ambientais e à saúde. O Universo Pecuária nasceu para ajudar os produtores a atuarem de maneiras diferentes, incentivando a união e a conexão de todos os envolvidos: campo e cidade, público e privado”, acrescentou.
O peso da carne vermelha na economia verde passa por uma produção sustentável que contribua para a conservação da água e do solo, da biodiversidade, dos ecossistemas e do bem-estar animal, obtendo um produto de maior qualidade e um meio ambiente mais equilibrado. Em relação à alimentação das famílias, a cultura de comer carne com frequência esbarra, há muito tempo, nos problemas econômicos do país. Mesmo com o conhecimento crescente sobre raças e cortes, os brasileiros consomem menos o produto. Com mais dinheiro no bolso, poderíamos ter, no mínimo, mais de 100 milhões de consumidores no país. Desempenhando um papel crucial na economia brasileira, principalmente em termos de PIB, a pecuária torna-se um setor importante a ser considerado nas políticas públicas, já que é parte fundamental do caminho para resolver questões ligadas ao clima e à proteção dos biomas. Embora seja claro que a carne é uma fonte saudável e nutritiva, ainda precisa de uma divulgação mais clara para que se evite a propagação de mitos sobre o seu consumo, melhorando a imagem, tanto do produto, quanto do país como produtor e grande fornecedor mundial do alimento.
Leave a Reply